Betta splendens
Betta, Peixe de briga siamês
Foto da Espécie
foto e contribuição de: Helena Urpia
Família Osphronemidae
Origem Ásia
pH 6 a 8
Temperatura 24 a 30ºC
Tamanho 6,5cm
Aquário 15L




O Betta é um dos mais populares peixes de aquário, devido a sua beleza e algumas de suas características, como seu sistema de respiração, que lhe permite respirar na superfície da água retirando oxigênio do ar atmosférico, e permitindo assim que seja mantido em boas condições mesmo em aquários pequenos e com poucos equipamentos.
Entretanto um alerta aqui aos exageros. Aquário muito pequenos, como as populares 'beteiras' de poucos litros ou até menos, encontradas facilmente no comércio especializado, não são recomendáveis pois nestas condições extremas o betta está muito sujeito a oscilações de temperatura e das propriedades químicas da água, como nível de amônia entre outros.
Regiões muito frias também podem exigir uma atenção especial em relação a temperatura.

Em geral um aquário com aproximadamente 15 litros pode manter um indivíduo em boas condições, desde que sejam feitas trocas parciais (30%) da água com uma certa frequencia, utilizando-se água previamente tratada e sem cloro, tomando cuidado para não exagerar na quantidade de alimentação para não poluir o aquário, o que geralmente causa doenças de origem por bactérias, e por fim buscando oferecer sempre uma alimentação própria para bettas, de boa procedencia e preferencialmente variada, evitando as rações granuladas que o betta terá dificuldade para digerir e optando por rações em flocos ou crisps, evitando dessa forma problemas de constipação instestinal e outras deficiencias de saúde do peixe.

O betta deve ser mantido preferencialmente sozinho no aquário, já que em espaços restritos, indivíduos da mesma espécie poderão brigar até a morte. Já quando com outras espécies, o betta pode inclusive levar desvantagem e ser atacado, contrariando a ideia que seu nome popular, 'peixe de briga', possa passar.
Alguns aquaristas conseguem manter dois ou mais indivíduos em aquários maiores, mas a orientação inicial é de serem sempre mantidos individualmente no aquário. Mesmo um macho e uma fêmea exigem critérios para serem aproximados em um mesmo aquário. Já as fêmeas podem ocupar o mesmo aquário.

Uma boa opção também é manter plantas no aquário do betta, preferencialmente de folhas largas, as plantas irão proporcionar melhor qualidade da água e abrigo ao peixe. Caso a intenção não seja montar um aquário específico para plantas, o ideal é procurar espécies de plantas que sejam pouco exigentes, e que portanto não irão definhar e sujar o aquário do betta.

Dúvidas & Comentários?
página anterior